ECV - VISTORIA VEICULAR

A Otimiza Sistemas, UGC credenciada pelo DENATRAN, possui um sistema completo para ECV e ITL. Trabalhamos com OCR, biometria e monitoramento e somos lider no mercado nacional com quase 60% do mercado de inspeção veicular. Este espaço foi criado para tirar todas as duvidas sobre o mercado de ECV. Visite nosso site www.portaldavistoria.com.br

sábado, 5 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DA VISTORIA E DAS TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO VEICULAR NO CENÁRIO DE COMBATE A ROUBO, FURTO E ADULTERAÇÕES DE VEÍCULOS.

Existem no Brasil milhares de veículos provenientes de roubo, furto ou adulteração de seus identificadores e, apesar dos esforços das autoridades e dos profissionais de segurança pública, essa prática criminosa vem se mantendo no decorrer das últimas décadas, causando inúmeros prejuízos de ordem financeira, como também os demais prejuízos decorrentes de tais ações, que muitas vezes afetam a integridade física de suas vítimas.

Algumas ações tem sido tomadas para combater tais práticas criminosas, entre elas, a vistoria veicular obrigatória para veículos em fase de transferência de proprietário ou em casos de mudança de município, prevista na Resolução do CONTRAN 05/98 e complementada pela Resolução do CONTRAN 282/08, que exige a coleta por meio óptico e arquivamento das numerações de chassi, placa e motor, uma vez que estes são os principais identificadores veiculares, cuja verificação é essencial na Identificação de Adulterações e importantíssima no combate à comercialização de veículos ou agregados provenientes de adulteração.

Para a realização dessas vistorias, algumas empresas tem disponibilizado treinamentos voltados ao tema Identificação de Procedência Veicular, qualificação essa que é essencial para a realização de vistorias com segurança e padrão de qualidade, além de ser uma obrigatoriedade descrita na Portaria n.° 131/08 do DENATRAN.

A Otimiza Sistemas entrevistou o Sr. Hugo Sulacov, proprietário da HBF Treinamentos de Identificação Veicular e especialista no assunto, que fez a seguinte afirmação:

“A informação é a maior arma no combate a roubo, furto e adulteração veicular, pois existem diversas Leis, Normas, Resoluções e Portarias Oficiais que obrigam a inserção de identificadores nos veículos, como também regulamentam suas formas, tamanhos e aspectos gerais. Tal conhecimento deve ser difundido de forma eficaz a todos os profissionais envolvidos no assunto, para que estes possam explorar todos os pontos identificadores que auxiliem na realização de uma vistoria com padrão de qualidade e que permitam ao policial, perito ou vistoriador uma conclusão segura sobre a originalidade dos identificadores do veículo em análise”.

“Outro ponto importante é o conhecimento que deve ser adquirido sobre as técnicas empregadas pelos criminosos nos processos de adulterações, afinal é conhecendo como age o criminoso que podemos detectar suas fraudes. Existem também diversas peculiaridades de cada montadora na questão de pontos identificadores e que devem ser estudados, pois muitas vezes tais pontos são desconhecidos ou desprezados pelos adulteradores e auxiliam na identificação do veículo vistoriado. O conhecimento do conjunto de todas essas informações e sua devida aplicação é que irá suprimir tais práticas criminosas.”

Para finalizar, a vistoria tem se mostrado cada vez mais como um serviço de utilidade pública de caráter preventivo e corretivo às ações que envolvem fraudes e adulterações veiculares, oferecendo maior segurança aos cidadãos, o que a torna essencial no momento da comercialização de veículos.

Para maiores informações sobre o Treinamento de Técnicas de Identificação de Procedência Veicular, gentileza contatar:

Hugo Sulacov
Empresa: HBF Identificação de Procedência Veicular
e-mail: info@hbftreinamentos.com.br
Site: www.hbftreinamentos.com.br
Telefones: 11-4012-7659, 11-9419-4211, Nextel ID: 11*52239

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial